06 abril 2021

Vacina Para Todos Já!

Hoje eu recebi a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Me deram uma previsão de 90 dias para tomar a segunda dose. Estou tranquilo? Não. Dizem que essas vacinas podem combater as variantes do vírus que já estão por aí, ok. Mas, sinceramente, com milhões de pessoas circulando por aí, susceptíveis ao vírus, quem pode garantir que uma nova cepa, mais resistente a atual vacina, não venha surgir? Surgindo, essa vacina que tomei hoje vira água.

Não adianta comemorar, achar que estou a caminho da salvação porque do jeito que vai ninguém estará a salvo. Vamos aos exemplos: Aracaju tem aproximadamente 650 mil habitantes, destes, pouco menos de 75 mil foram vacinados. Algo em torno de 11% apenas. Significa dizer que quase 90% dos Aracajuanos, a imensa maioria da população, ou estão internados nos hospitais, ou são contaminados/assintomáticos, ou estão vulneráveis a contaminação. Você acha mesmo que esses 11% de vacinados estarão a salvo?

As principais medidas para conter a voracidade do inimigo não foram tomadas a tempo por nossos governantes. Não tiveram sensibilidade nem vontade política para criarem auxílios assistenciais dignos que desse as condições para que os trabalhadores ficassem em casa sem o risco de passar fome. Não deram as condições de sobrevivência para os negócios dos pequenos e micro empresários e, talvez por causa disso, não tiveram coragem de decretar o lockdown necessário para salvar vidas.

Como lhes faltaram coragem e vontade política, que ao menos tivessem a atitude de comprar vacinas para imunizar a todos. Nem isso fizeram. As doses estão vindo a conta-gotas. Pasmem: estamos morrendo a ordem de 3 mil brasileiros por dia por uma doença contra a qual já existe vacina e ninguém prioriza comprá-las. Eu disse NINGUÉM.

Ontem li no jornal O Globo, que o Congresso - leia-se deputados e senadores - aprovaram as escondidas, após um acordo com o governo - leia-se Bolsonaro -, um mecanismo que permite liberar do orçamento de 2021, 7,3 BILHÕES de reais para suas bases eleitorais. Chamam esse instrumento de Transferências Especiais e, por esse meio, em 2021 já foram repassados 2 BILHÕES de reais em emendas individuais dos parlamentares. Já somam, portanto, 9 BILHÕES e 300 MILHÕES de reais para animar o eleitorado dos nossos representantes e assim garantir suas reeleições.

Sabem quantas vacinas daria para comprar com essa mixaria? Vamos fazer uma continha rápida. A vacina que tomei hoje, AstraZeneca, custa entre 16 e 20 reais a dose. Se pegássemos os 9 BILHÕES dos parlamentares e comprássemos a vacina a 20 reais, conseguiríamos adquirir 450 milhões de doses. O suficiente para aplicar as duas doses em todos os brasileiros de todas as idades.  

Por isso, fazer selfie na hora da vacina, gritar "viva isso", "morra aquilo", é bonitinho, mas insuficiente. O momento exige mais de nós. Temos que gritar para o mundo ouvir que estão nos matando. Vamos pressionar os deputados, senadores, prefeitos, governadores, presidente, TODOS. Eles precisam saber que estamos de olho neles e não vamos aceitar calados essa matança. Queremos vacina para todos já.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

Não Verás País Como Este!

Viralizou na internet um vídeo onde a nata da elite econômica nacional rir e graceja enquanto um dos seus imita o presidente Messias. Claro ...