05 outubro 2021

Virtú & Fortuna

Conhecer as regras do jogo é de fundamental importância para o bom jogador nas competições em que toma parte. Esse mesmo predicado vale para a atividade política.

Ler e saber interpretar o que está escrito ajuda o político a compreender o mundo e a sociedade em que vive, além de qualificá-lo para avaliar a conjuntura e se posicionar diante dela. Toda leitura é importante. De Homero a Turma da Mônica; de Joyce a bula de remédio. Pode tudo, só não pode ler O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry e achar que leu O Príncipe de Maquiavel.

Maquiavel, um dos precursores da ciência política, criou conceitos como Virtú, que significa coragem, valor, capacidade, eficácia política; e Fortuna, que quer dizer sorte, acaso, influência das circunstâncias.

O verdadeiro líder político usa sua capacidade pessoal (Virtú) de dominar os eventos (Fortuna) para alcançar o fim objetivado. O político sem Virtú, mesmo que tenha a Fortuna é incapaz de enxergá-la. Este, pode ver um potro selvagem indomado e confundi-lo com um cavalo manso, selado e pronto para ser montado. Ao montá-lo, certamente será derrubado.

É por isso que líderes políticos não dão em árvores feito cachos de pitomba. Líder político de verdade é fruta rara.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

Virtú & Fortuna

Conhecer as regras do jogo é de fundamental importância para o bom jogador nas competições em que toma parte. Esse mesmo predicado vale para...